Por muito tempo, falar de autocuidado com os homens era o maior tabu. Eles estavam acostumados com uma sociedade que os via como sinônimo de força, brutalidade e racionalidade. Preocupar-se com sentimentos e com a autoestima masculina era considerado algo supérfluo. E pior: até mesmo cuidar da saúde era algo que não merecia tanto a atenção deles.
Ainda bem que nossa sociedade está evoluindo. Cada vez mais homens estão percebendo a importância do autocuidado.
6 dicas para aumentar a autoestima masculina
Se você já se preocupa com a sua autoestima, está no caminho certo para uma vida mais saudável e feliz. Se esse não é o seu caso, nunca é tarde para começar. Confira as nossas dicas a seguir e perceba que é mais fácil do que você imagina.
- Estabeleça uma rotina de autocuidado
Assim como você escova os dentes e toma banho todos os dias, é possível ter uma rotina de autocuidado super prática. Ela envolve cuidar da sua pele, dos seus cabelos e da sua barba gastando poucos minutos por dia.
Não faz ideia de por onde começar? Temos uma rotina de skincare bem funcional e que leva menos de cinco minutos:
- Lave o rosto com um gel de limpeza facial específico para a sua pele.
- Seque a pele com uma toalha limpa e macia.
- Aplique o hidratante facial adequado para o seu tipo de pele. Aproveite para fazer uma massagem rápida no rosto e nas olheiras para ajudar a reduzir o inchaço.
- Para finalizar, aplique o protetor solar, com FPS30, no mínimo.
Esse mesmo passo a passo pode ser repetido depois do banho e antes de dormir, exceto que você não aplicará o protetor solar. Mas pode utilizar algum sérum vitamínico que elimine os radicais livres da pele.
Você também pode dar uma olhada nestes posts do nosso blog, cheios de dicas legais para se cuidar mais.
- Faça exercícios físicos regularmente
Praticar exercícios físicos regularmente traz inúmeros benefícios para a autoestima masculina:
- Ajuda a controlar o peso.
- Fortalece os músculos, além de deixá-los mais definidos.
- Controla o surgimento de doenças como colesterol e diabetes.
- Aumenta a produção de serotonina e endorfina, os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, vitalidade e satisfação. Logo, os exercícios físicos são um excelente aliado no combate ao estresse e à depressão.
- Além de todos esses benefícios, os exercícios também ajudam a manter a pele mais bonita. Saiba mais neste post.
- Tenha hobbies
Pouca gente sabe, mas ter um hobbie também ajuda na autoestima masculina. Ali a pessoa coloca toda a sua dedicação e criatividade por puro prazer, sem ser avaliada por outros.
Justamente nesses casos muitos descobrem talentos que nem imaginavam ter e se satisfazem ao exercer essa nova atividade. Quer saber mais sobre os impactos dos hobbies na saúde mental? Acesse este post.
- Cerque-se de amigos de verdade
Como mencionamos no início deste post, por muitos anos falar de autoestima masculina era um grande tabu. Uma boa parcela dos homens está mudando suas percepções em relação a isso. Contudo, infelizmente, há ainda outros que negligenciam os sentimentos e até menosprezam aqueles que se importam com isso.
Por isso, você deve se cercar de amigos que te impulsionam. Procure aqueles que te escutam sem transformar tudo em piada e especialmente que não te julgam.
- Vá ao médico!
Ir ao médico periodicamente e fazer exames de rotina também é um sinal de autoestima. Isso mostra que você se importa com a sua saúde e, principalmente, com o seu futuro.
Muitos homens negligenciam as idas ao médico e só vão quando algo já não está muito bem. Acontece que boa parte das doenças pode ser evitada ou curada com exames preventivos. Por isso, trate de dar mais importância a isso.
- Seja mais gentil com você mesmo
Não é comum pensarmos mil vezes antes de dizermos algo a alguém, para não magoarmos essa pessoa? Isso mostra que nos importamos com os sentimentos dos outros. Mas já parou para pensar o quanto você se autocritica sem filtro algum? O quanto você se cobra e acha que nunca faz o suficiente?
Pois bem, a partir de hoje seja mais gentil com você. Respeite seus limites e coloque sua autoestima e seu autocuidado em primeiro lugar.
Gostou deste post sobre autoestima masculina? Compartilhe com seus amigos.